
O Que é Avaliação de Desempenho?
- Posted by admin
- On 15 de fevereiro de 2020
- 0
A avaliação de desempenho é uma análise da performance do colaborador, com foco em estruturar condições de desenvolvimento organizacional. Essa metodologia é muito adotada nas empresas, a fim de avaliar a performance individual e coletiva, os comportamentos, os horários, as regras, as condutas e qualquer outra ação.
Assim, é possível verificar se os valores individuais do profissional estão alinhados aos do negócio. A avaliação tem como objetivo encontrar pontos fortes ou a serem desenvolvidos, além de talentos e pessoas que se destacam. Por meio dela, também são detectados os “gaps” que interferem no desenvolvimento organizacional.
Para entender melhor esse processo, apresentamos a seguir tudo o que você precisa saber sobre a avaliação de desempenho. Confira!
Avaliação de competências
Não há apenas uma forma de entender quais são os resultados do time. Entre as possibilidades, há a avaliação de competências, essencial para conhecer melhor o que a cada profissional é capaz de oferecer.
Tratando do conceito de competência, é possível defini-la como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que podem intervir nas atividades ou no desempenho profissional.
Partindo desse princípio, podemos compreender que o objetivo da avaliação é conferir quais são as skills técnicas e comportamentais do avaliado. Esse recurso auxilia na análise do desempenho geral, bem como para encontrar as lacunas.
Assim, conseguimos definir procedimentos de desenvolvimento das habilidades técnicas e do colaborador. Por meio da metodologia, é possível medir a contribuição dos funcionários de forma individual para a empresa e a eficácia da execução de suas atividades, ressaltando pontos fortes, questões a serem desenvolvidas e o potencial para novas oportunidades.
Entre os benefícios da avaliação de competência, estão:
- aumento de motivação dos profissionais;
- melhoria do desenvolvimento dos projetos, com alcance mais eficaz dos resultados;
- obtenção de funcionários satisfeitos, talentosos e mais produtivos;
- compreensão sobre as próprias competências;
- identificação de correspondência entre a atuação do colaborador e o cargo que ocupa;
- reconhecimento das habilidades que precisam ser treinadas;
- direcionamento de definição para as metas individuais;
- detecção das habilidades específicas de cada colaborador;
- redirecionamento do colaborador de acordo com sua competência e a necessidade de cada projeto.
Avaliação de potencial
A avaliação de potencial é uma ferramenta da gestão de pessoas. Ela propicia ao colaborador autoconhecimento sobre a relação entre sua personalidade, seus defeitos diários e a cultura da empresa na qual atua. Para a gestão, isso traz o direcionamento da sua equipe, visando ao desenvolvimento ou desligamento dos colaboradores.
A análise de potencial tem como objetivo visualizar o cenário no qual o colaborador se encontra, em termos de habilidades, talentos e competências que auxiliam nas situações atípicas. Assim, é possível verificar a resposta a desafios, novos negócios, situações de pressão extrema e problemas, a fim de sintonizar seus pontos fortes e aspectos a serem desenvolvidos para garantir potencial a novas propostas.
Sua aplicação não se restringe a analisar os efeitos da realidade presente, mas sim de ações que abrangem o futuro desse colaborador. Para a gestão, a ferramenta dá subsídios para tomadas de decisões a respeito de retenção de talentos, promoções, desenvolvimento de pessoas ou até mesmo desligamentos.
Como principais vantagens, podemos apresentar:
- aumento da produtividade;
- redução de desperdícios com retrabalho;
- visão dos perfis adequados para cada função;
- conhecimento dos pontos certos para a tomada de decisão;
- maior comprometimento e engajamento da equipe com o trabalho;
- maior conhecimento do cenário que ocupa e quais serão as decisões a serem tomadas;
- otimização das potencialidades;
- autodesenvolvimento.
Avaliação 360 graus
Outra possibilidade para a avaliação de desempenho é a versão 360 graus. Como o nome indica, trata-se de um giro completo sobre a atuação de cada colaborador e suas principais características.
Para que seja executada, há diversos componentes envolvidos. Um deles é a autoavaliação, feita pelo colaborador para compreender quais são seus pontos fortes e fracos. Depois, o profissional deve ser avaliado por todas as pessoas que trabalham com ele — e isso não inclui apenas o superior direto.
É essencial que haja uma análise por parte dos colegas de trabalho na mesma hierarquia e em contato direto. Inclusive, pode ser interessante adicionar parceiros, fornecedores e até clientes. Entre os principais benefícios, estão:
- ampliação do potencial da força de trabalho;
- conquista de resultados eficientes;
- aprimoramento da comunicação interna;
- fortalecimento da cultura de feedback;
- alinhamento de atuação e visão entre os colaboradores;
- ampliação do potencial de mudança positiva;
- fortalecimento da liderança;
- reforço sobre a autopercepção.
Avaliação por metas e resultados
Dependendo das características de atuação, pode-se realizar uma análise com base em dados concretos e quantitativos. Trata-se da chamada avaliação por metas e resultados, que considera o desempenho do colaborador em determinado período.
Mais do que executar uma análise subjetiva, é o momento de entender quais são os números associados a cada profissional. Deve-se conferir os indicadores de absenteísmo, a ocorrência de atrasos ou a realização de horas extras imprevistas, por exemplo.
Também há como acompanhar as conversões em vendas, o índice de satisfação dos clientes e assim por diante. A ideia é entender se o colaborador atingiu as metas específicas para cada período, quais são os pontos de atenção e como é possível melhorar.
Inclusive, trata-se de uma forma de identificar os destaques dentro da equipe, de modo a trabalhar os resultados com consistência. Entre as vantagens de aplicação desse modelo de avaliação de desempenho, podemos citar:
- compreensão sobre os resultados conquistados;
- identificação dos impactos de cada colaborador;
- reconhecimento dos profissionais em destaque;
- entendimento sobre os funcionários menos eficientes, de modo a potencializar o resultado coletivo;
- maior satisfação dos colaboradores, por meio do reconhecimento;
- facilidade de aplicação das metas mensuráveis;
- precisão dos resultados e criação de parâmetros de comparação;
- acompanhamento do desenvolvimento de cada colaborador.
Avaliação de escolha forçada
Por último, mas não menos importante, devemos citar a avaliação de escolha forçada. O método se baseia em criar afirmações estratégicas que são analisadas de acordo com a aproximação do colaborador. Ou seja: o avaliador deve identificar se determinado comportamento tem a ver com a performance do profissional.
Trata-se de uma maneira de pontuar, com menos distorções, os comportamentos mais associados a cada profissional. Inclusive, é possível entender o nível de alinhamento com a cultura da empresa e suas necessidades.
As afirmações devem ser claras e objetivas, revelando comportamentos altamente estratégicos. Somente assim é possível identificar as pessoas mais alinhadas e quais são seus potenciais para melhoria. Nesse sentido, os principais benefícios incluem:
- avaliação qualitativa de performance dos profissionais e do time;
- identificação dos pontos de desalinhamento quanto à cultura;
- reconhecimento do potencial de melhoria para cada profissional;
- obtenção de dados confiáveis para a tomada de decisão;
- possibilidade de melhorar a performance;
- reforço da cultura de feedback e da satisfação dos colaboradores.
Tanto este quanto os outros modelos de avaliação de desempenho podem ser utilizados de maneira conjugada, conforme as principais necessidades do time. Recomendamos avaliar a maturidade de cada equipe para entender quais são as alternativas que se aplicam. Assim, é possível reconhecer as questões com mais facilidade.
A avaliação de desempenho é essencial para identificar oportunidades e tomar boas decisões. Antes de escolher um modelo e colocá-lo em prática, conte com uma empresa especializada. A Floowmer, por exemplo, oferece recursos que facilitam o estudo sobre a real performance do seu time!
Conheça nossa plataforma e entenda como podemos ajudar neste e em vários outros processos.
0 comments on O Que é Avaliação de Desempenho?