
5 pontos de atenção sobre capital humano que todo gestor deve saber
- Posted by admin
- On 30 de janeiro de 2020
- 0
O capital humano é a adaptação das competências, conhecimentos e habilidades de uma pessoa para que ela exerça sua atividade laboral. Esse conjunto permite que o colaborador realize suas tarefas legitimamente e auxilie o crescimento da empresa.
Cada profissional é responsável pelas operações diárias dentro do seu local de trabalho. Por outro lado, é relevante que a organização identifique suas necessidades, promovendo um ambiente salutar e com boas práticas de gestão.
A seguir, você vai conhecer 5 pontos de atenção do capital humano que são imprescindíveis para um gestor. Acompanhe!
1. Entenda o que é capital humano e a importância de valorizar o colaborador
Denomina-se capital humano a medida de valor referente ao conjunto de habilidades que o funcionário apresenta. Nesse conceito, há a premissa de que nem todo trabalho é igual ao outro, portanto a qualidade do resultado das tarefas do funcionário pode ser melhorada por meio de incentivos.
Educação, experiência e habilidades geram valores econômicos para os gestores e a economia de modo geral. É nesse ponto que as organizações têm se diferenciado, ganhando competitividade e inovação no mercado.
2. Saiba como o termo surgiu
Quem criou o significado de capital humano foi o economista Theodoro Schultz, em 1960, com o objetivo de fazer uma reflexão quanto ao valor das capacidades humanas — o qual acreditava que era estimado como qualquer outro tipo de capital dentro de uma empresa. Mas, ao investir em educação, treinamento e oferta de benefícios, haveria uma melhora substancial na qualidade do trabalho e no nível de produção.
Diretores, funcionários e líderes são essenciais para o sucesso da empresa, logo deve haver um departamento pessoal e outro de gerenciamento de capital humano. Este último se encarrega de supervisionar a aquisição, gestão e otimização da sua força de trabalho, além dos seguintes fatores que envolvem a equipe:
- planejamento;
- estratégia;
- recrutamento;
- treinamento;
- desenvolvimento;
- produção e análises de relatórios.
3. Veja a importância do capital humano nos processos de RH
A sociedade está na era do conhecimento, ou seja, o talento humano e suas habilidades são diferenciais competitivos no mercado de trabalho. Assim, organizações que promovem e reconhecem os atributos de seus colaboradores devem provocar o desejo dos candidatos externos de pertencerem à equipe. Eles percebem as ações para:
- atrair e reter talentos;
- incentivar o desenvolvimento profissional;
- fortalecer a cultura organizacional;
- ter um clima organizacional saudável.
4. Perceba que quem valoriza o capital humano tem mais produtividade e engajamento
Para manter o orgulho e a motivação dos funcionários no local de trabalho, é preciso incentivar o desenvolvimento de suas potencialidades, fazendo com que continuem engajados e estejam alinhados à cultura da empresa. Dessa maneira, os colaboradores vão apreciar a preocupação e o feedback da organização quanto ao desempenho financeiro.
Deve-se também estimular o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos funcionários, para que isso se reverta em aumento da criatividade. Com uma comunicação clara e objetiva, é possível estabelecer áreas comuns nas quais os colaboradores se reúnem para compartilhar ideias e experiências.
5. Possibilite o desenvolvimento do colaborador começando com o plano de carreira
A empresa que é bem gerida tem um plano de carreira para seus funcionários. Isso faz com que os membros do time valorizem o trabalho desempenhado e evoluam na profissão. Logo, todos saem ganhando, visto que o funcionário tem a oportunidade de crescer — e a organização, de alcançar maiores resultados financeiros por meio do capital humano.
Portanto, investir nas habilidades e melhorar a formação da equipe pode ser o caminho para que um negócio atinja as metas desejadas. Assim, promova um funcionário que já conhece a rotina e realiza um trabalho qualificado em vez de contratar um novo, que ainda terá de se adaptar à sua cultura.
Por fim, para fazer a gestão do capital humano, a tecnologia tem desenvolvido ferramentas inteligentes que estão levando o RH à sua era 4.0. Os softwares, além de auxiliarem no processo de recrutamento, coletam dados e desenham modelos ou estratégias direcionadas à empresa, visando obter equipes eficazes.
Gostou do artigo? Então, que tal entender mais sobre o aumento de salário e benefícios? Até a próxima!
0 comments on 5 pontos de atenção sobre capital humano que todo gestor deve saber