
Descubra como usar a comunicação interna para melhorar o desempenho da equipe
- Posted by admin
- On 30 de janeiro de 2020
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Ter uma equipe alinhada com os valores e a missão da empresa é algo que impacta positivamente em sua imagem. Afinal, o produto ou serviço oferecido pode ser inovador, mas cairá no esquecimento rapidamente se não houver pessoas apaixonadas pela ideia e que trabalhem em prol do sucesso.
A comunicação interna tem um papel fundamental dentro do negócio, já que é possível criar um canal de conversa entre a diretoria e seus colaboradores por meio dela. Quando essa comunicação é adequada, há benefícios como: equipe entrosada, ambiente de trabalho saudável, redução de erros, aumento na produtividade e transparência no diálogo.
Para alcançar esses estímulos, é essencial entender como usar a comunicação interna. Portanto, vamos mostrar como melhorar o desempenho do time ao apostar nesse canal de diálogo. Confira!
Estruture canais de comunicação próprios
A fim de fortalecer a comunicação interna, é necessário ter um canal ágil e eficiente para repassar as informações empresariais.
Em vez de usar comunicadores instantâneos pessoais — nos quais a conversa pode se perder e gerar gargalos ou conflitos —, o ideal é investir em canais próprios. Trata-se de soluções sobre as quais o negócio tenha total controle e que possam ser acessadas por todos os colaboradores.
A ideia é contratar ou mesmo desenvolver soluções que atendam às necessidades específicas de cada setor. A equipe de vendas pode exigir mobilidade caso haja a atuação de colaboradores externos. Já o time financeiro ou contábil precisará de recursos que facilitem o compartilhamento de dados e arquivos. No caso do RH, é importante que a ferramenta descomplique a gestão de pessoas e iniciativas realizadas na empresa.
Unifique um ponto de contato para informações
Além de contar com recursos próprios, é relevante que todos tenham visibilidade sobre as conversas. Democratizar o acesso à informação permite que os profissionais se engajem e facilita o fluxo de dados.
Cabe ao RH selecionar os recursos que unifiquem a comunicação e não deixem ninguém de fora. Com isso, não há ruídos no diálogo e todos ficam cientes de mudanças, iniciativas ou objetivos.
A intranet, por exemplo, é uma alternativa para conectar todos os departamentos e compartilhar informativos, eventos, lançamentos corporativos, entre outros. Essa rede restrita é utilizada cada vez mais pelas organizações.
Outra opção para pequenas empresas é apostar no mural, que precisa ser posicionado em um lugar acessível e visível a todos. Nesse espaço, são colocadas notas importantes e rápidas.
O e-mail também é um dos canais de comunicação organizacional, já que pode ser lido em diversos dispositivos. É possível dar avisos, comunicar mudanças, agendar reuniões ou compartilhar outras informações de modo rápido e prático.
Há ainda canais como: rede social e TV corporativa, videoconferência, jornais e revistas internas. Para saber qual é o mais adequado à empresa, é fundamental analisar o perfil dos colaboradores e o que funcionará no ambiente de trabalho.
Estimule a interação entre os trabalhadores
Para que a comunicação interna seja eficaz, é imprescindível estimular a interação entre os funcionários. Ao fazer com que eles se sintam mais próximos e confortáveis uns com os outros, o desempenho da equipe só tem a ganhar.
Para tanto, é interessante investir em um calendário de eventos corporativos, incluindo comemorações, ações sociais, lançamentos de produtos ou serviços e workshops. Apostar em momentos de descontração serve para que os colaboradores se conheçam fora do ambiente de trabalho e possam se divertir juntos. É importante reservar um orçamento para esses eventos e defini-los com antecedência.
Também é preciso fortalecer o trabalho em equipe ao estimular a troca de informações, os pedidos de ajuda e as contribuições em projetos entre os profissionais. Essa integração deve alcançar todos os setores da empresa, portanto a colaboração do time não pode se restringir a uma única área.
Permita que os colaboradores opinarem
Para que o negócio cresça e se torne forte no mercado, a equipe precisa ser bem entrosada, perceber que contribui com o sucesso corporativo e sentir que é ouvida. Logo, não é positivo dar ordens e apenas feedbacks sem aceitar opiniões de volta.
O feedback é uma ferramenta poderosa para analisar o que pode ser ajustado e obter acertos. Por isso, é importante reconhecer o bom trabalho dos funcionários e apontá-lo, assim como falar com empatia sobre os erros, para que sejam corrigidos.
Oferecer a oportunidade de cada colaborador dar sua opinião sobre decisões relacionadas à empresa é uma forma de ter outra perspectiva da situação. Nada melhor do que poder contar com uma equipe que arregaça as mangas com a diretoria, afinal uma organização não é composta apenas por seu líder, não é mesmo?
Instituir a prática de ter uma caixa de sugestões em um dos canais de comunicação é uma maneira de convidar o funcionário a dizer aquilo que o desagrada. Além disso, as reuniões devem ser constantes e todos precisam do poder de fala.
Questionar o que pode ser mudado e se há algum ponto de conflito só tem a acrescentar à empresa. Portanto, cabe ao RH garantir as condições necessárias para que as lideranças também consigam manter esse cenário.
Capacite as lideranças corporativas para a comunicação
Se as pessoas que estão em papéis de liderança dentro do negócio não souberem se comunicar, o diálogo interno corre o risco de ser mal interpretado. O resultado vem na forma de funcionários insatisfeitos e que não se sentem bem no ambiente de trabalho.
Para a gestão de colaboradores, é importante saber se colocar no lugar de cada um e dar o recado de maneira compreensiva. O RH deve pensar em meios de treinar a liderança para manter as portas abertas da comunicação como algo primordial.
Contratar uma empresa de educação corporativa voltada a esse assunto é uma forma de garantir que os líderes estejam qualificados e capacitados para se comunicar. É imprescindível que o líder abrace essa ideia e seja o exemplo para a comunicação interna.
É papel desse profissional fazer com que todos usem os canais de conversa, incentivar a cultura do feedback, entregar informações de modo transparente e melhorar as práticas da empresa.
A comunicação interna é uma ferramenta que pode engajar a equipe quando bem utilizada e melhorar a qualidade do serviço prestado. Mas, para que a empresa colha esses benefícios, é fundamental saber como usar o poder do diálogo e aproximar o time, de modo a ter uma organização firme.
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