
Diversidade nas organizações: Precisamos falar sobre o papel do RH
- Posted by admin
- On 30 de janeiro de 2020
- 0
O departamento de Recursos Humanos precisa ser plural ao contratar funcionários. Para tanto, é necessário conscientizar os gestores quanto à relevância da diversidade nas organizações, bem como incentivar os colaboradores a conviverem com pessoas diferentes. Assim, os indivíduos têm a oportunidade de respeitar ideias opostas, aprender novas culturas e conhecer outras histórias de vida.
Segundo estudo do Instituto Ethos, entre as 500 empresas pesquisadas, somente 2% dos empregados têm deficiência, ao passo que as mulheres estagiárias são 58,9% — e executivas, 13,6% (elas recebem 70% do valor do salário do homem). Não há executivos indígenas, 94,2% dos cargos executivos são preenchidos por brancos e somente 4,7% deles por negros.
Diante dos dados acima, preparamos o conteúdo a seguir para que você compreenda melhor o papel do RH na melhora desses índices. Confira!
Entenda o conceito de diversidade nas organizações
As palavras diversidade e inclusão serão muito pronunciadas. Isso porque o conceito de diversidade nas organizações significa ter uma equipe com qualidades distintas, advinda de variados grupos culturais e que englobe gênero, origem, etnia, estado civil, religião, idade, deficiência e demais estilos de vida ou pensamento.
Desse modo, falar em diversidade é algo que se relaciona à inclusão, visto que pessoas tão diversas necessitam estar inseridas no meio social, seja na escola, seja no lazer ou no mercado de trabalho. Afinal, como diz a Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, com seus direitos e deveres.
Conheça a importância da diversidade para um ambiente de trabalho saudável
Uma empresa que prima por sua diversidade promove um ambiente de trabalho mais saudável, pois favorece a troca de experiências entre pessoas com perfis diferentes (tanto pessoais quanto profissionais). Isso também motiva e aumenta a produtividade, elevando a competitividade do negócio.
Outro benefício é promover um novo significado para a sociedade em que a empresa atua, gerando valor a seus serviços e produtos. Porém, para chegar a esse patamar, é preciso incentivar e construir uma nova cultura organizacional, com engajamento dos envolvidos e comunicação transparente.
Logo, quando uma organização é inclusiva em diversos aspectos, faz com que seus colaboradores enxerguem seus reais objetivos, visto que há pessoas trabalhando com visões, amplitudes de pensamento e oportunidades diferentes. Isso impulsiona a inovação necessária para acompanhar tendências e se destacar no mercado.
Sem contar que, quando existe respeito e ética, há menos conflitos dentro do ambiente laboral e mais aceitação das diferenças. Logo, a empresa cresce financeira e culturalmente, tornando-se bem-sucedida.
Veja quais são os principais tipos de diversidade
São considerados tipos de diversidade aqueles que se originam de pessoas com histórias de vida diferentes, culturas, raças, orientações sexuais, idades, religiões ou crenças, gêneros e deficiências — ou seja: que fogem do senso comum.
Por esse motivo, o papel do RH é expandir a diversidade nas organizações, para que os talentos tragam variedade de conhecimentos e vivências que possam ser utilizados até mesmo dentro do trabalho. Portanto, é preciso entender que não se trata apenas de preencher a tabela de cotas exigida por lei, mas sim promover a interação de pessoas e culturas diferentes para conseguir resultados produtivos.
O que achou do conteúdo? Já está abrindo sua empresa para a diversidade e inclusão? Comente abaixo e vamos discutir mais sobre o assunto.
0 comments on Diversidade nas organizações: Precisamos falar sobre o papel do RH