
Confira 5 práticas de Employee Experience para adotar na sua empresa
- Posted by admin
- On 2 de junho de 2020
- 0
O Employee Experience, ou experiência do colaborador, é o conjunto de interações que ocorrem durante a trajetória profissional de um colaborador na empresa. A intenção é criar um ambiente de trabalho positivo e propício para o crescimento profissional.
Esse é um conceito muito próximo da experiência do consumidor, mas voltado para os colaboradores. Sendo assim, é preciso pensar em ações que promovam o crescimento e o bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho.
Neste artigo, vamos conhecer as principais vantagens que ele oferece e traremos dicas práticas de como implementar esse conceito. Acompanhe a leitura!
Conheça as principais vantagens do Employee Experience
Quando esse método é aplicado de forma eficiente, traz diversos benefícios para a empresa. Confira alguns deles!
Melhora do clima organizacional
Quando a relação com a empresa é satisfatória, o ambiente de trabalho é motivador e o engajamento acontece de forma natural, deixando o clima organizacional mais saudável e agradável.
Retenção de talentos
Um dos principais aspectos da retenção de talentos está relacionado com a experiência do colaborador. Ele precisa de um trabalho que tenha propósito, ambientes flexíveis e culturas inspiradoras.
Aumento da produtividade
Uma boa experiência do colaborador está diretamente ligada aos níveis de produtividade na empresa. Quando o profissional está mais feliz e se sente valorizado pela organização, sua eficiência aumenta, trazendo bom retorno ao negócio.
Confira 5 práticas para implementar esse conceito
Algumas ações da empresa facilitam a implementação desse conceito no cotiando. Veja como agir!
1. Conheça o perfil dos seus colaboradores
Para melhorar o tratamento dos colaboradores, é fundamental conhecer o perfil de cada um e escutar suas opiniões. Isso pode ser feito por meio de feedbacks, ao descobrir quais são as aspirações pessoais e profissionais e ao deixar um canal aberto para receber suas ideias e desabafos.
2. Mapeie a jornada
Antes de definir o que será feito, é necessário refazer os passos dos colaboradores e mapear a jornada deles dentro da organização. Considere todas as etapas, desde o recrutamento e seleção até a contratação, desenvolvimento e desligamento.
3. Desenvolva uma estratégia
Ao entender o perfil e o caminho dos funcionários, fica mais fácil desenvolver uma estratégia de Employee Experience. Ela deve prever ações para cada fase, como programas de reconhecimento, campanhas de incentivos, entre outras experiências satisfatórias para sua equipe.
4. Ofereça um ambiente inspirador
Os profissionais passam muito tempo do dia no ambiente de trabalho. Portanto, é essencial que ele seja bem-estruturado e agradável. No aspecto físico, ele precisa ser arejado, seguro, higiênico e confortável. Já na parte relacional, é preciso criar um clima de respeito, motivação e amizade.
5. Verifique os resultados
Por último, basta verificar os resultados, ou seja, conversar com os profissionais e ver se as ações estão dando retorno. Esse monitoramento é importante para detectar o que está dando certo e quais aspectos precisam ser melhorados.
Neste artigo, vimos como o Employee Experience traz diversos benefícios para as empresas. Quando esse conceito não é empregado, a organização perde força na atração de talentos, corre o risco de perder os principais profissionais e pode ter uma equipe com pouco engajamento e desmotivada. Portanto, vale a pena investir em ações que melhorem a experiência do colaborador.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que trata sobre o custo de aquisição de talentos na empresa!
0 comments on Confira 5 práticas de Employee Experience para adotar na sua empresa