
Indicadores de RH: quais são os principais e como acompanhá-los
- Posted by admin
- On 9 de julho de 2020
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Uma gestão eficaz é essencial para o crescimento de uma empresa, pois garante que as melhores ações serão tomadas em todos os setores do negócio, trazendo bons resultados. Os indicadores de RH contribuem para melhorar esse processo, oferecendo informações relevantes para as decisões empresariais.
Para que essa estratégia seja aplicada de modo eficiente, é importante entender quais são os melhores indicadores para a sua empresa e de que forma eles devem ser acompanhados. Essa compreensão garante que as informações recolhidas serão utilizadas para otimizar determinados setores do negócio, trazendo mais competitividade no mercado.
Neste artigo, vamos entender o que são indicadores de RH e a importância deles para a organização, além de conhecer os principais existentes. Também mostraremos como mensurar esses dados e como uma empresa especializada pode ajudar. Continue a leitura!
O que são indicadores de RH?
Os indicadores de RH são ferramentas que ajudam a medir o valor e a eficiência das estratégias desenvolvidas pelo departamento de recursos humanos. Eles ajudam a tornar essa avaliação mais objetiva, trazendo informações relevantes para o processo de tomada de decisão.
Para trazer precisão para essa avaliação, são utilizados algoritmos para a criação e a aplicação de fórmulas. Eles possibilitam avaliar e medir o grau de contribuição de uma estratégia, de acordo com os objetivos do negócio, oferecendo uma visão mais completa sobre os processos.
Desse modo, é possível observar investimentos que resultam no crescimento das organizações, com a possibilidade de medir os diversos processos da área.
Além disso, os indicadores contribuem para que líderes e executivos sejam convencidos da eficiência ou não de determinadas ações. Para isso, a equipe de RH precisa apresentar um documento plausível, baseado em algum indicador, com fatos que demonstrem o real alcance dessas decisões.
Com a utilização dessas métricas, os líderes e os tomadores de decisões se tornam mais efetivos, oferecendo ideias e estratégias que contribuem para melhorar o negócio. Desse modo, todas as ações são baseadas em informação, o que colabora para que elas tragam resultados positivos.
Diante desse contexto, o principal objetivo dos indicadores de RH é destacar-se como ferramenta para medir resultados e criar relatórios e diagnósticos de acordo com os aspectos de melhoria e planejamento, visando aos objetivos e às metas estipulados pela organização.
Eles são instrumentos que permitem a avaliação de diversos setores de uma empresa, como a qualidade, os custos e, principalmente, a produtividade interna da organização.
Qual é a importância de usar indicadores de desempenho no RH?
Os indicadores de RH desempenham um papel fundamental dentro das organizações. Eles facilitam a análise das atividades e dos fluxos operacionais, trazendo informações e dados relevantes para as decisões e as atitudes empresariais.
A organização dos processos nem sempre é a ideal, porém, é preciso lembrar que essas atividades fornecem dados que demonstram se a empresa está funcionando de forma correta e eficiente em todos os setores.
A competitividade empresarial aumenta a cada dia, por isso, é importante encontrar estratégias que fortaleçam a organização e a coloquem num local de destaque nesse cenário. Para isso, é importante investir no uso de ferramentas que ajudem no crescimento e no desenvolvimento da organização, aumentando as chances de conquistar os resultados almejados.
Dessa maneira, os indicadores de RH são fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento da organização. Quando eles são empregados da maneira correta, permitem que a empresa descubra e analise os pontos positivos e negativos em cada processo, sendo possível elaborar estratégias de correção e aperfeiçoamento.
Os mais diferentes aspectos são avaliados, como a satisfação dos colaboradores, o clima organizacional, a produtividade, entre outros. Com isso, é possível analisar de forma profunda e correta os pontos que precisam de ajustes e os que são um diferencial positivo para o negócio.
Tendo os indicadores como uma fonte importante de informação, basta recolher os dados que serão analisados e estudados. O resultado impacta diretamente o planejamento e as estratégias para investir e ampliar o que há de melhor na organização, além de corrigir os pontos fracos.
O objetivo é possibilitar um ambiente de trabalho mais agradável para todos, o que traz mais engajamento, produtividade e resultado.
Resumindo, os indicadores de RH são extremamente importantes para o processo de RH, oferecendo as informações necessárias para a análise de todos os aspectos empresariais, visando a uma melhoria completa da empresa.
Quais são os principais indicadores de RH?
Agora que entendemos o que são os indicadores de RH e a importância deles no ambiente corporativo, vamos conhecer os principais. Confira!
Turnover
O turnover, também conhecido como índice de rotatividade, avalia a evasão de profissionais da equipe. Desse modo, ele permite avaliar o entusiasmo dos funcionários, a qualidade do clima de trabalho e a eficiência das políticas de retenção de talentos.
A rotatividade faz parte da rotina de uma empresa, afinal, profissionais trocam de cidade, se aposentam, resolvem seguir outro rumo na carreira, entre outros fatores. Contudo, quando esse índice é muito alto, ele aponta que algo não está sendo conduzido de maneira correta.
Quando os profissionais saem constantemente da empresa, é um sinal de que o clima organizacional e as oportunidades de crescimento não são interessantes, entre outros fatores. Isso gera um custo alto para a companhia, que precisa investir em novas contratações e treinamentos.
Absenteísmo
Outro aspecto relevante é o absenteísmo, que pode ser definido como o ato de se ausentar de alguma obrigação ou atividade relacionada à função. Esse é um tema que costuma ser um desafio para as organizações, trazendo problemas para a produtividade e os resultados do negócio.
A taxa de absenteísmo, portanto, é o indicador que torna possível medir os atrasos, as faltas e os afastamentos de um colaborador. Essas ausências podem acontecer por motivos de doença, estresse e até mesmo fatores sem explicação.
Quando esse índice é muito alto, demonstra a falta de interesse da empresa por esses contratempos. Isso indica que a gestão não se preocupa em discutir e entender as razões do absenteísmo, o que dificulta a adoção de estratégias para lidar com o problema.
O resultado desse desleixo é que o andamento dos trabalhos tende a ser prejudicado, resultando em perdas de produtividade e continuidade. No fim, isso também afeta os lucros do negócio.
Retenção de talentos
A métrica de retenção de talentos indica a eficiência da empresa nas estratégias de manutenção dos colaboradores. Ela é medida de acordo com o número de profissionais perdidos para o mercado ou para os concorrentes.
A entrevista de desligamento é fundamental para compreender os pontos fracos da gestão. Para que os resultados apontem uma direção para melhoria, é interessante calcular esse índice em cada setor, de maneira que se evidencie possíveis diferenças e áreas críticas da empresa.
Ao detectar que determinado departamento apresenta dificuldades para reter os profissionais, é preciso agir nesse setor e diagnosticar as razões que levam os talentos a abandonarem a empresa. O estilo de liderança e a falta de perspectivas de crescimento são alguns dos aspectos que explicam um número alto de saídas.
Custo de aquisição de talentos
Encontrar profissionais capacitados para atuar nas diferentes áreas de uma empresa não é um processo fácil e barato. Os processos de seleção e contratação tomam tempo do setor de RH e exigem custos altos com divulgação, seleção de currículos, entrevistas, testes e outras dinâmicas necessárias.
Além dos aspectos ligados ao processo de seleção, a contratação também traz outros custos, como a remuneração dos novos profissionais, o pagamento dos direitos trabalhistas e o investimento em treinamentos para atuar com eficiência.
Sendo assim, é importante analisar o custo de aquisição de talentos, pois isso demonstra quanto a empresa precisa investir para contar com novos profissionais. Essa métrica é interessante para valorizar outras práticas, como a retenção e a satisfação dos colaboradores, diminuindo a rotatividade.
Para tornar a aquisição mais rápida e barata, a empresa pode contar com a tecnologia. Por meio de sistemas e softwares, é possível encontrar os profissionais adequados para as funções, sem investir grandes quantias em divulgação, por exemplo.
ROI de treinamentos
O ROI (Return On Investment) dos treinamentos é outro indicador interessante. Ele demonstra diretamente se os investimentos de capacitação estão trazendo os resultados esperados.
Desse modo, o setor de RH pode comprovar a eficiência de suas ações de capacitação por meio de dados reais e concretos. Não existe um número ou padrão para o que o ROI de treinamentos seja considerado bom, pois isso depende das estratégias aplicadas e dos objetivos do negócio.
Satisfação dos colaboradores
A satisfação dos colaboradores é outro índice relevante para o ambiente de trabalho. Uma das maneiras mais eficientes de recolher esse indicador é entrando em contato diretamente com os profissionais, que são as pessoas mais indicadas para falar sobre o que pensam da gestão e dos processos da organização.
Isso pode ser feito por meio de pesquisas internas para mensurar a satisfação dos colaboradores. É importante analisar elementos como a avaliação em relação à liderança, o clima organizacional, oportunidades de crescimento, entre outros aspectos que são relevantes para cada profissional.
Esse processo deve ser conduzido de forma anônima, para que as respostas dos colaboradores não sejam induzidas. Muitas vezes eles não se sentem seguros para criticar a empresa ou os líderes, o que influencia o resultado e prejudica a avaliação desse quesito.
Produtividade
Uma das principais preocupações das organizações é a produtividade, portanto, vale a pena saber como medir esse índice tão importante. Empresas de sucesso conseguem produzir mais que os concorrentes, mesmo investindo valores semelhantes. Isso acontece porque os erros são reduzidos e os processos otimizados.
Para aumentar a produtividade, é importante encontrar as possíveis falhas no processo de produção, como fraquezas de comunicação ou atividades desalinhadas. Desse modo, a empresa consegue melhorar o fluxo de trabalho e trazer grandes benefícios para o cotidiano.
Uma das formas de medir a produtividade é pelo número absoluto do que foi produzido, considerando a quantidade de colaboradores e os investimentos envolvidos. Desse modo, é possível encontrar oscilações positivas e negativas, trabalhando para crescer constantemente.
Custo per capita de benefícios
Os benefícios são algo essencial para a retenção dos talentos e a motivação no ambiente de trabalho. Eles não estão ligados apenas aos aspectos financeiros, mas envolvem diversos elementos que abordam a saúde mental, a diversão e até mesmo o descanso dos profissionais.
Esse indicador detalha os custos da organização com os benefícios concedidos de forma per capita. Isso representa a comparação entre os gastos absolutos e o número de colaboradores presentes na folha de pagamento no período.
A intenção é descobrir se o investimento feito nesses benefícios está trazendo o retorno desejado. Isso engloba os aspectos motivacionais e financeiros, pois eles podem ajudar a reduzir os custos e tornar a empresa mais produtiva.
Vagas fechadas no prazo
O recrutamento e a seleção são um processo vital para a empresa, pois é por meio dele que ela encontra os profissionais ideais para cada área. Ele precisa ser eficiente em dois pontos distintos. O primeiro é garantir que os contratados suprirão as necessidades da organização e o segundo é verificar se as contratações chegaram no prazo certo.
Para descobrir esse índice, é preciso reunir informações sobre o total de vagas abertas no período escolhido e a quantidade de vezes em que o cronograma foi cumprido. Quando isso não acontece com frequência, é um indicativo de que o processo está sendo conduzido de forma inadequada.
Muitas vezes, esses atrasos acontecem por falta de agilidade na divulgação das vagas e na seleção de currículos. A tecnologia pode ser usada para acelerar essas etapas, contribuindo para que os prazos sejam cumpridos. Os softwares de recrutamento automatizam tarefas, facilitam a identificação de bons candidatos e reduzem a burocracia.
Folha de pagamento
A folha de pagamento também é um índice interessante para o setor de RH, que indica se a gestão está sendo conduzida de maneira eficiente. Ela traduz todas as despesas com pagamento dos colaboradores e, quando comparada a outros valores como o faturamento bruto ou líquido, pode revelar dados interessantes sobre a condução do negócio.
Por meio desse indicador, a empresa consegue avaliar se a política de remuneração, cargos e salários está coerente com a realidade da organização e as necessidades dos colaboradores. Além disso, é uma forma de verificar se eles estão no padrão do mercado para essa área de atuação.
Como mensurar e acompanhar os indicadores de RH?
Quando um indicador é analisado de forma isolada, não podemos dizer que ele é positivo ou negativo. É preciso colher os resultados dentro de um contexto, trazendo um significado para a empresa.
Portanto, além de usar os indicadores de desempenho, é fundamental saber interpretá-los de acordo com cada caso. Vamos ver agora algumas sugestões para fazer esse acompanhamento.
Analise a relação de causa e efeito da métrica
Nem todos os indicadores são relevantes para a sua organização, por isso, é preciso definir o que será usada e avaliado desde o início. Se for necessário, comece pelos pontos mais importantes, para depois expandir em outras direções.
Não é necessário prestar atenção em inúmeros indicadores, sendo mais interessante considerar o que é relevante para a sua realidade. Isso porque que não existe uma fórmula exata da quantidade de indicadores para cada organização.
Algumas empresas de sucesso usam entre 5 e 10 indicadores, mas isso varia de acordo com o tamanho e as necessidades do negócio. Eles costumam se dividir nas áreas e atividades mais relevantes para o negócio. Assim, a companhia pode manter um fluxo de trabalho mais inteligente e eficaz.
Lembre-se de que o uso dos indicadores de RH deve estar ligada a uma preocupação constante com o alinhamento estratégico do negócio. Desse modo, o significado de cada indicador deve estar alinhado com as metas da organização.
Alinhe os indicadores com planos de ação
Os indicadores só trazem resultados quando são avaliados no contexto empresarial e de acordo com os objetivos do negócio. Sendo assim, devem estar ligados a planos de ação. Do contrário, acabam se tornando um excesso de informações que não serão usadas para nada.
Se durante o acompanhamento de determinada métrica a empresa descobre que muitos funcionários estão saindo, por exemplo, é preciso usar esses dados para estabelecer estratégias que diminuam esse problema. É interessante definir quais práticas serão implementadas, o que deve ser mudado e como agir de um modo que contribua para a retenção dos talentos.
Assim como no exemplo acima, todos os indicadores trazem informação para que a empresa modifique algumas estratégias ou mantenha aquilo que está funcionando. Portanto, é imprescindível receber esses dados e traçar planos de acordo com as necessidades apontadas por eles.
Algumas ações têm caráter preventivo, já que utilizam probabilidades e históricos que permitem prever problemas em médio e longo prazos. Desse modo, há tempo para se prevenir para que eles não aconteçam.
Outras são de correção, que são necessárias para eliminar os desafios encontrados após as análises. Nesse caso, é preciso desenvolver novas estratégias e encontrar meios de solucionar essas dificuldades.
Divulgue os números que são interessantes para os colaboradores
Alguns indicadores devem ficar restritos aos gestores e à equipe de RH, entretanto, outros podem ser compartilhados com os profissionais da empresa. A divulgação permite que os colaboradores acompanhem o desempenho de projetos, campanhas e ações.
A divulgação deve ser constante para que as informações sejam assimiladas da melhor maneira pelos profissionais. É interessante entender que a tecnologia é uma aliada nesse contexto, sendo que um software para RH, redes sociais colaborativas e aplicativos são alguns exemplos de canais que podem ser usados.
Com essa prática, o RH consegue ter uma visão ampla dos efeitos das políticas relacionadas à gestão de pessoas, conseguindo criar novos objetivos, substituir processos e crescer. É uma maneira de promover a cultura da produtividade e melhorar os níveis de satisfação, motivação e engajamento dos colaboradores.
Como uma empresa especializada em RH pode ajudar?
Nem sempre a definição dos indicadores de RH é simples, assim como saber acompanhar e traçar estratégias por meio deles. Sendo assim, a contratação de um serviço de consultoria também pode ser considerada, pois ele oferece experiência na área, indicando as melhores práticas.
Com o apoio de profissionais externos, a companhia terá mais conhecimento para avaliar os dados e, assim, identificar o que pode ser feito para atingir os resultados esperados e pavimentar o crescimento do negócio.
Isso facilita a rotina de executivos e líderes que estão em dificuldade para entender qual indicador de RH é o mais indicado e como ele deve ser medido. O serviço de uma empresa especializada permite que os gestores se dediquem aos assuntos diretamente ligados a suas atividades, deixando essa etapa do trabalho aos cuidados de especialistas.
As empresas especializadas nessa área oferecem ferramentas que facilitam a mensuração dos indicadores e trazem melhorias para os processos de RH. Todas as áreas corporativas têm se transformado bastante nos últimos anos com o uso da tecnologia em diferentes etapas.
Sendo assim, o RH também não deve deixar essa evolução de lado. Desse modo, a empresa contratada pode oferecer sistemas que otimizem a gestão com recursos como programas para a integração dos times, canais de comunicação interna, capacitação e treinamento, entre outros.
Além disso, uma empresa especializada também está atenta ao mercado, tornando o processo de adaptação dos indicadores mais rápido e eficiente. Desse modo, a companhia consegue elaborar um fluxo de trabalho de excelência, no qual os processos são otimizados de forma contínua, por meio de uma análise bem-estruturada.
A consequência dessa atitude será uma organização alinhada com as tendências do setor em que atua e capaz de criar oportunidades de negócios sempre. Isso traz diferencial competitivo e destaque no mercado, contribuindo para a atração de talentos e os resultados do negócio.
Neste artigo, vimos como os indicadores de RH são fundamentais para uma empresa, trazendo informações relevantes sobre os processos e o que pode ser feito para crescer. Para que essa avaliação seja eficiente, é preciso escolher as melhores opções de acordo com as necessidades da organização. Desse modo, será mais fácil encontrar debilidades e aspectos que precisam ser otimizados, facilitando a tomada de decisão e o crescimento do negócio.
Gostou de saber mais sobre esse tema tão relevante para as empresas? Então aproveite para ler outro artigo de nosso blog que traz tudo o que você deve saber sobre recrutamento e seleção!
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