
Recrutamento e seleção: tudo o que você deve saber para aplicar
- Posted by admin
- On 27 de abril de 2020
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O capital humano é um dos grandes diferenciais de uma organização. São as pessoas que ajudam a fazer um negócio e, por isso, devem ser escolhidas corretamente. Desde quem cuida das partes operacionais a quem interage com o público, é essencial ter profissionais capacitados e alinhados com a visão do empreendimento. Por isso, é fundamental elaborar um bom procedimento de recrutamento e seleção.
Com os passos certos, é possível criar um processo seletivo de qualidade e que reflita as necessidades do negócio e de cada setor. Com uma atuação estratégica, os resultados são mais consistentes e atraentes para os objetivos da empresa.
Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber para acertar em cheio. Continue a leitura e confira!
O que é recrutamento e seleção?
O processo de recrutamento e seleção tem um objetivo principal: encontrar o talento certo para a vaga adequada no momento necessário. Trata-se, portanto, de uma abordagem que busca achar profissionais qualificados para que ocupem certas vagas na estrutura da empresa.
Trata-se de algo essencial para o negócio, já que somente dessa maneira é possível garantir que haja o capital humano que é exigido para a execução de tarefas. Inclusive, tem tudo a ver com o desempenho organizacional.
Conquistar um bom resultado nesse sentido oferece diversas vantagens para o negócio, como:
- redução do tempo necessário para preencher a vaga;
- atração dos melhores talentos do mercado;
- preenchimento das vagas com maior eficiência;
- aumento da retenção de talentos;
- incremento da produtividade;
- elevação da motivação e da integração do time;
- aumento da competitividade.
Portanto, é preciso executar as ações de maneira estratégica, de modo que ele realmente auxilie o negócio e o seu desenvolvimento.
Quais são os tipos de recrutamento e seleção existentes?
Dependendo das necessidades da empresa, do setor ou da vaga, o processo de seleção pode acontecer de diversas formas. A definição entre os tipos deve considerar as principais demandas e os resultados que devem ser alcançados.
Como essa é uma decisão importante, separamos os principais tipos de recrutamento e seleção. Confira!
Interno
Um processo que ocorre de maneira interna busca talentos dentro da própria empresa. Nessa modalidade, é comum que a oportunidade nem sequer seja divulgada para o “público geral”, já que o preenchimento acontece com a ajuda da estrutura do próprio negócio.
É o caso de fazer uma divulgação interna para que os próprios colaboradores se candidatem a novas oportunidades ou setores. Transferências entre áreas e unidades também podem ser consideradas desse tipo.
Outra alternativa envolve as indicações de profissionais feitas por colaboradores. Na prática, isso aumenta as chances de haver um fit com a vaga, já que a tendência é que o profissional que atua na empresa conheça bem as suas características.
Externo
O processo externo de recrutamento e seleção envolve a captação de talentos de fora da empresa e que estejam interessados na vaga em questão. Ou seja, o objetivo é obter candidaturas de pessoas que não estão ligadas ao negócio, mas que gostariam de trabalhar nele.
É o que acontece ao publicar uma oportunidade em um site de vagas para candidatos, por exemplo. Também é o que ocorre ao oferecer a oportunidade para o público por meio do site da empresa, de aplicativos, de feiras de contratação e assim por diante.
Além dessas duas alternativas, podemos encontrar outros subtipos de recrutamento e seleção. Nesse caso, eles variam de acordo com os objetivos de contratação e também merecem atenção. Veja quais são os principais!
Sucessório
O recrutamento sucessório pretende achar o talento certo para ocupar uma vaga acima no plano de carreira. Por causa de seu funcionamento, continua a ser interno, na forma de promoção de um talento já identificado.
É o que ocorre quando um profissional sai da empresa e a posição precisa ser preenchida. Nesses casos, pode fazer sentido buscar pessoas que estejam preparadas para ocupar essa posição e que desejem subir na carreira.
Então, cabe ao RH e aos gestores analisar quem tem o perfil necessário para ser promovido e alcançar os resultados esperados.
Talent pool
Uma talent pool é formada quando um processo de recrutamento e seleção é encerrado e há candidatos que não foram contratados. Nesse caso, cria-se um banco de currículos/profissionais que pode ser aproveitado em outra oportunidade.
É uma espécie de recrutamento híbrido: muitos talentos são captados via divulgação externa. Porém, com a utilização da talent pool, é possível usar as informações internas que já foram coletadas.
Essa é uma estratégia que, em geral, é acompanhada de uma nutrição desses talentos. Com o envio de mensagens relativamente periódicas, é possível estimular as pessoas a se candidatarem a novas vagas.
Especializado
O recrutamento especializado acontece de maneira interna ou externa. Seu objetivo é encontrar profissionais com características muito específicas — e, normalmente, para vagas de alto nível.
É o que ocorre quando um C-Level deixa a empresa e nenhum dos talentos internos está pronto para assumir a vaga. Então, inicia-se uma busca especializada por pessoas com um perfil específico de experiências e conhecimentos.
Como aplicar o processo seletivo na empresa?
Depois de definir qual será o modelo de recrutamento e seleção, é o momento de elaborar um processo otimizado para aumentar as chances de sucesso. Para tanto, nossa dica é dividi-lo em etapas e saber como agir estrategicamente em cada um desses pontos.
Com a divisão em passos, fica mais fácil estabelecer o nível de qualidade adequado e, assim, obter o melhor desempenho. A seguir, descubra como aplicar o processo seletivo na empresa!
Reconheça as necessidades de contratação
Inicialmente, vale a pena realizar um diagnóstico para entender quais são as necessidades quanto à contratação. Isso é indispensável para reconhecer que pode ser melhor contratar dois colaboradores em vez de exigir que um profissional acumule funções, por exemplo. Também faz a diferença para priorizar as urgências dos setores, de acordo com os resultados.
É interessante unir os esforços entre o time de RH e os gestores locais para esse levantamento. Assim, dá para ter uma ideia de quais são as principais exigências e como todo o procedimento de recrutamento e seleção deve ser direcionado.
Fortaleça a cultura organizacional
O fit cultural é indispensável para atrair as pessoas certas e potencializar a retenção de talentos. Afinal, pessoas alinhadas com os valores e com a forma de agir da empresa têm desempenhos melhores e ocupam a vaga por mais tempo. Em relação ao processo de recrutamento e seleção, vale a pena fortalecer a cultura organizacional.
O motivo é simples: com uma definição clara dos valores e a integração deles ao time, é possível estabelecer bons critérios para a seleção dos talentos. Como essas serão características latentes e reforçadas, há mais chances de encontrar as pessoas certas.
Além disso, é algo que tem a ver com a construção do employer branding ou “marca empregadora”. Com a criação de uma boa imagem, será mais fácil despertar o interesse dos melhores talentos disponíveis.
Crie uma boa descrição da vaga
Em seguida, é indispensável descrever a vaga de maneira completa e atraente. Se o processo seletivo incluir o preenchimento de várias posições, cada uma deve receber uma descrição completa.
Nossa dica é pensar nessa etapa como a criação de um anúncio, que deve ser persuasivo e fazer com que as pessoas queiram tomar uma decisão. A diferença é que a ação desejada é o envio do currículo.
Para aumentar as chances de receber pessoas realmente adequadas ao quadro, crie uma descrição clara e completa, que inclua elementos como:
- funções que serão desempenhadas;
- principais responsabilidades e expectativas de resultados;
- conhecimentos obrigatórios e desejáveis;
- principais habilidades necessárias;
- salários e benefícios;
- jornada e modelo de trabalho.
Assim, há mais chances de a empresa receber o currículo de quem realmente preenche os requisitos.
Defina o perfil do candidato ideal
Tão importante quanto criar uma boa descrição de vaga é delinear quem é o candidato ideal para preenchê-la. Afinal, é isso que vai garantir a escolha do talento que melhor se encaixa nas necessidades da empresa e do setor.
Inicialmente, é comum estabelecer características técnicas, como o conhecimento formal, possíveis especializações e experiência na área. Para facilitar a classificação posterior, defina o que é obrigatório/indispensável e quais são as qualidades consideradas como diferenciais.
É o caso de determinar como obrigatória uma graduação na área de interesse. Por outro lado, a especialização de uma pós-graduação pode ser encarada como um diferencial para a vaga.
Além disso, é preciso pensar nas competências interpessoais, ou soft skills. Como a ideia é também acertar no fit cultural, o talento ideal é aquele que apresenta algumas qualidades subjetivas. Por isso, defina as características relevantes, como habilidade de comunicação, de trabalhar em equipe ou de liderar.
Planeje as etapas do processo
Em seguida, é a hora de estabelecer todos os processos referentes à etapa de recrutamento e seleção. A ideia é definir cada passo a ser colocado em prática, quais são os objetivos em cada momento e quais são os impactos em relação aos resultados desejados.
Cada vaga e cada processo seletivo tem características específicas, então não existe apenas uma possibilidade. No entanto, dá para se basear em alguns passos, como:
- triagem de currículos;
- testes iniciais com os candidatos;
- convocação e realização de entrevistas;
- elaboração de dinâmicas ou atividades extras;
- resultados da seleção.
É essencial contemplar a necessidade de “testar” os talentos para garantir uma boa decisão. Contudo, também é preciso tomar cuidado para não criar processos seletivos muito longos. Além de aumentar o tempo para preencher a vaga (time to fill), é algo que desestimula os talentos e pode até reduzir o interesse na próxima etapa.
Aproveite as entrevistas estrategicamente
A parte das entrevistas é uma das mais importantes ao falar de recrutamento e seleção. Essa é a hora de interagir com os candidatos e entendê-los para além dos currículos. Por isso, a nossa dica é simples: aproveite esse momento de modo estratégico.
A intenção é conhecer melhor o profissional para ter a certeza de que a pessoa se encaixa na vaga aberta. Por isso, é importante contar com recrutadores experientes e que sejam capazes de fazer perguntas que vão além do óbvio. Apresentar casos de negócios e pedir exemplos de situações em experiências anteriores é uma forma de captar melhor a percepção dos talentos.
Também é um bom momento para conferir as informações do currículo e ter a certeza de que o profissional detém a experiência e os conhecimentos que afirma. Assim, há mais chances de encontrar a pessoa certa para preencher cada vaga.
Elimine o viés inconsciente
O viés inconsciente altera o recrutamento e a seleção de maneira negativa. Ele funciona como “gatilho” ou “regra” que impacta a percepção do recrutador. O problema é que, muitas vezes, está associado a preconceitos ou leva a conclusões inadequadas.
Para eliminá-lo, o melhor a fazer é estipular critérios objetivos para a escolha e para priorizar os candidatos. Com uma orientação específica nesse sentido, a decisão deixa de ser enviesada e reflete as necessidades e o fit do talento com a vaga em questão.
Não se esqueça do onboarding
O processo de recrutamento e seleção não deve acabar quando um profissional é escolhido. Para aumentar as chances de ter êxito e fazer com que a decisão entregue resultados satisfatórios, o ideal é planejar um onboarding de sucesso.
Vale a pena, por exemplo, planejar um treinamento efetivo para que o profissional consiga desempenhar as funções da melhor maneira. Também é interessante criar atividades de integração e aclimatação com os demais talentos do time.
Ações efetivas nesse sentido aumentam a retenção e, com isso, “adiam” a necessidade de elaborar e executar um novo processo seletivo.
Quais são as melhores práticas e inovações de recrutamento e seleção?
Além de seguir essas etapas, vale pensar nas inovações e em outras boas práticas para o recrutamento e seleção. Com a aplicação das novidades e de estratégias diferenciadas, é possível alcançar resultados reforçados.
Nesse sentido, é interessante ficar de olho nas principais tendências, bem como reconhecer quais são as estratégias que entregam mais resultados. Pensando nisso, separamos algumas das boas práticas que merecem atenção. Confira!
Uso das redes sociais
No caso da captação externa, investir no recrutamento social é uma excelente saída. A proposta é utilizar as redes sociais como fontes de atração de talentos e de captação de recursos. Considerando que muitos talentos estão presentes e buscam oportunidades ativamente nessas plataformas, trata-se de uma boa escolha.
A empresa pode utilizar redes especializadas, como é o caso do LinkedIn e sua ferramenta para se candidatar a vagas. Também pode ser o caso de adotar outros recursos, como Facebook e Instagram, como forma de divulgar que existe um processo seletivo em andamento.
Por meio dessa abordagem, o alcance da mensagem se torna maior e é possível atrair ainda mais talentos, o que aumenta a chance de encontrar a pessoa certa.
Triagem automatizada de currículos
Ao mesmo tempo em que existe a intenção de obter mais currículos, é preciso reduzir o tempo necessário de análise. Afinal, um dos objetivos é conseguir preencher a vaga no menor tempo possível. Considerando isso, uma das tendências envolve a triagem automatizada de currículos.
Por meio de plataformas, sites e até algumas redes sociais, é possível criar “filtros” para a seleção de currículos. Assim, somente as pessoas que atendem a todas as condições passam para a próxima etapa.
Isso é especialmente relevante porque diminui os riscos de contratação errada e permite selecionar melhor os talentos. No entanto, é recomendado quando há um grande volume de resumos profissionais, o que exige mais agilidade.
Uso de análise de dados
Como dissemos, um bom processo de recrutamento e seleção deve reduzir ou eliminar os vieses inconscientes. Uma das formas de fazer isso é aproveitar a objetividade de informações pela análise de dados estratégicos.
Com o uso de recursos, como Big Data, People Analytics e Business Intelligence, é possível cruzar informações, encontrar tendências e fazer projeções. Com a ajuda de bons recursos nesse sentido, dá até para calcular as probabilidades de um talento dar certo na empresa, por exemplo.
Por mais que a decisão não inclua apenas os dados, é importante usar essas informações como base para fazer uma escolha adequada. Assim, as chances de cometer erros se tornam menores.
Softwares voltados para recrutamento e seleção
Por falar na tecnologia, outra boa prática envolve o uso de softwares especializados em recrutamento e seleção. Trata-se de algo que vai além do uso de sites ou redes sociais para a divulgação de vagas. A ideia é ter ferramentas completas que ajudem no processo de decisão.
É o que acontece com um software que permite a realização de entrevistas online, por meio de videochamadas. Isso traz flexibilidade e versatilidade, diminui os custos para a empresa e para o profissional e, ainda assim, ajuda a ter uma abordagem estratégica. Além de tudo, com a chance de gravar a conversa, é possível fazer análises posteriores.
Há muitos outros softwares e plataformas com soluções voltadas para as diversas etapas do processo. Com eles, dá para analisar currículos, fazer testes e até saber com qual candidato há maior “match”. Com a escolha dos recursos certos, as chances de sucesso se multiplicam.
Contratação de consultoria especializada
Elaborar um bom processo de recrutamento e seleção e ter consistência no preenchimento de cada vaga nem sempre é fácil. Principalmente, o setor de RH pode ter outras demandas mais urgentes e que exigem uma atenção redobrada em certos momentos. Para potencializar o desempenho e conseguir os melhores profissionais, vale a pena considerar contratar uma consultoria especializada em RH.
Com o apoio de um time experiente no assunto, é possível reconhecer as falhas do processo atual ou quais são as oportunidades para torná-lo ainda mais efetivo. Também é uma forma de utilizar os melhores recursos tecnológicos e de chegar aos resultados desejados para a etapa.
Com esse apoio estratégico, seu setor de RH ganha conhecimento e essa etapa de seleção de talentos é a grande favorecida.
Quais são os cases de sucesso no assunto?
Para explorar todo o potencial da parte de recrutamento e seleção, é interessante se inspirar em alguns exemplos do que tem dado certo. A partir da análise de casos de sucesso de outras marcas, sua empresa pode se inspirar nas características principais e em como elas obtêm mais performance.
Pensando nisso, separamos algumas marcas que se destacam em seus processos seletivos e conseguem bons resultados. Veja!
Amazon
A Amazon é uma das empresas mais valiosas do mundo e em constante expansão em todas as partes do globo. Ao falar no recrutamento e seleção, a consistência de atuação é um dos pontos-chave. Isso significa que o processo acontece de maneira equivalente em todos os lugares, o que ajuda a criar um time coeso.
As primeiras etapas, normalmente, incluem entrevistas feitas por telefone ou videoconferência. Nas presenciais, é comum que o time de RH seja apoiado por gestores e profissionais de outros setores. O principal ponto é a procura por talentos alinhados com a Amazon e seus princípios, de modo a maximizar a retenção.
Starbucks
A rede de cafés e outras bebidas Starbucks encara o processo de recrutamento e seleção como um dos pilares para o crescimento saudável. Pensando nisso, a empresa se diferencia por executar um processo simples e efetivo para cada posição.
Isso é possível ao incluir painéis de entrevistas, em que diversos profissionais falam com apenas um candidato. A ideia é ter uma visão mais completa sobre cada pessoa e, assim, determinar melhor se há o fit cultural necessário. Além disso, as entrevistas são informais e relaxadas, com perguntas simples e até com uma pegada divertida. A ideia é, ao mesmo tempo, avaliar a personalidade do candidato e criar um clima agradável.
Netflix
Em busca de talentos criativos, a Netflix utilizou as redes sociais de uma maneira inovadora. Por meio de uma competição no Instagram, a plataforma de streaming anunciou a vaga para fotógrafos dos sets de suas produções, com o objetivo de alimentar as redes sociais.
Isso permitiu testar o talento dos profissionais e, ao mesmo tempo, engajar a comunidade. Como consequência, o número de submissões aumentou dramaticamente e a empresa conseguiu escolher o profissional adequado para a posição em questão.
Pronto para recrutar melhor?
O processo de recrutamento e seleção deve ser feito de modo estratégico e atender às principais exigências do negócio. Com o auxílio de técnicas certas, tecnologia e conhecimento estratégico, é possível captar os melhores talentos para a sua empresa.
Já que ter ajuda especializada é tão importante, entre em contato conosco da Floowmer e veja o que o nosso serviço de consultoria tem a oferecer!
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