
RH estratégico: guia completo para implantar e ser um gestor estratégico
- Posted by admin
- On 16 de janeiro de 2020
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As empresas têm buscado se destacar perante o mercado, e uma das maneiras encontradas é utilizar o RH estratégico. Ele proporciona resultados significativos e leva a tomadas de decisões mais efetivas, bem como uma visão direcionada e mensurável.
Porém, é importante ressaltar que as organizações devem obter um modelo de gestão que faça uso de diversas ferramentas. Essa proposta visa sempre motivar os colaboradores e conseguir uma maior eficiência nos processos.
Sendo assim, elaboramos este artigo para explicar o que é RH estratégico e como implantar o modelo dentro da sua empresa. Você também aprenderá como ele se diferencia do tradicional, por que é válido adotá-lo, como os profissionais do setor precisam atuar e quais as competências necessárias para ser um gestor estratégico. Boa leitura!
Quais as diferenças entre o RH estratégico e o tradicional?
Em primeiro lugar, precisamos entender o que é o RH estratégico. Ele trabalha em conjunto com os negócios da organização, sempre dividindo espaço com outras áreas de igual importância — a financeira, a de vendas e a de marketing, por exemplo.
Antigamente, o RH era visto somente como o setor que contratava e demitia os funcionários. Hoje, por sua vez, ele se mostra essencial para o sucesso das empresas, já que é responsável:
- pelo processo de recrutamento e seleção;
- pelo desenvolvimento profissional dos colaboradores por meio de treinamentos;
- pelo desempenho dos times em suas funções;
- pela satisfação dos funcionários em atuarem ali.
Em suma, o RH trabalha para que a empresa conte com equipes qualificadas. Para isso ser alcançado, é preciso que o setor entenda as funções de cada um, alinhando-as às estratégias do negócio e trazendo diferenciais para a gestão da empresa.
Eis o RH estratégico. Diferente de antes, hoje ele atua junto à empresa toda e contribui para que seja capaz de competir no mercado. Como? Por meio de profissionais dotados de criatividade e que tenham capacidade de mudar os resultados da organização, já que eles têm uma visão holística do cenário mercadológico.
Como deve ser a atuação do setor no novo modelo?
O novo modelo de Recursos Humanos traz profissionais integrados ao planejamento estratégico. Assim, é possível que eles conheçam melhor os passos que a empresa deve dar para prosperar e desenvolvam a equipe para que todos façam parte de um mesmo propósito. Mas é necessário que o setor siga alguns preceitos, que apresentaremos agora.
Compreender as especificidades da estratégia
É indispensável entender a diferença entre o RH estratégico e o tradicional para dominar o assunto. No tradicional, os profissionais são vistos como recursos, gerenciados para apresentarem alta performance organizacional. Já no estratégico, esses mesmos colaboradores são vistos como pessoas que têm forças, fraquezas e interesses pessoais.
Essa nova visão renova a área, que passa a compreender as motivações dos colaboradores em trabalharem naquela empresa. Então, o setor lhes oferece incentivos funcionais — não somente financeiros, mas de desenvolvimento profissional e pessoal, do cargo mais baixo ao mais alto. Isso faz com que todos se sintam engajados e comprometidos com o negócio.
Além disso, ocorrem mudanças no método de gestão. Afinal, ao humanizar a visão sobre os colaboradores, a área de Recursos Humanos consegue atuar mais estrategicamente. O resultado? Um maior proveito dos pontos importantes para o crescimento da empresa.
Desse modo, os objetivos se tornam mais claros e entendemos melhor como implantar o RH estratégico. Também vale lembrar que há indicadores de desempenho (KPIs), inovação nos métodos de gestão e uso de tecnologia de ponta. Tudo para que se alcance os melhores resultados possíveis em benefício da organização.
Reduzir as burocracias
A sociedade está modificando suas estratégias de negócios, devido ao avanço da tecnologia. Por isso, muitos processos que antes eram feitos manualmente estão sendo reformulados. Trata-se de aproveitar a informatização e modernizar o setor, fazendo uso de ferramentas digitais.
Temos visto o maior investimento em softwares que auxiliam o RH na distribuição online de holerites; no sistema de gestão empresarial e de pessoas; e nas performances corporativa e produtiva, por exemplo. Essas ações integradas facilitam a comunicação interna e o monitoramento de resultados. A transformação digital faz parte da estratégia da empresa.
Orientar-se por dados acessíveis e avaliá-los
Para saber se está no caminho certo da implantação do RH estratégico, é necessário mensurar e avaliar os resultados. Usando os dados obtidos, fica mais fácil para o setor desenvolver metas e tomar decisões mais acertadas.
Por exemplo: adotar indicadores de desempenho auxilia na avaliação da gestão pessoal, o que contribui com a política de retenção de talentos e melhora o ambiente laboral. São ferramentas que ajudam a conhecer o perfil de cada colaborador. Então, pode-se verificar se o trabalho conjunto está levando a empresa ao sucesso.
Conheça alguns dos principais indicadores de RH!
Headcount
Consiste em uma plataforma de métrica que mostra o número de funcionários, sua faixa etária e nível salarial. Com ela, é possível saber se tudo está dentro do planejamento estratégico e do orçamento empresarial.
Absenteísmo
Essa métrica demonstra o número de faltas de cada colaborador, criando um percentual comparativo entre ausência e horas trabalhadas. Logo, é possível identificar problemas em um setor específico.
Turnover
Também chamado de índice de rotatividade, o turnover mensura a quantidade de empregados que saíram da empresa, fazendo um comparativo com o número atual. Isso serve para avaliar se há perda de profissionais e se eles foram trabalhar para a concorrência. Auxilia, ainda, no desenvolvimento de uma política específica de retenção de talentos.
Investir em recursos tecnológicos
Para implantar um RH estratégico, também é preciso atuar em sincronia com a visão da empresa. Assim, modelos de negócio e metas devem ser divulgados, analisados e compreendidos por todas as áreas e equipes. É crucial que as informações obtidas sejam usadas para elaborar estratégias por meio de ferramentas tecnológicas.
Vejamos um exemplo. O setor verificou que 75% dos funcionários tiram férias no segundo semestre. Esse dado é relevante porque, nesse período, a empresa precisa dar conta dos pedidos para o final de ano. Logo, a queda de produtividade devido às férias dos colaboradores se torna um problema. Como contorná-lo?
Uma boa saída é firmar parceria com uma agência de turismo, que pode oferecer descontos àqueles que escolherem férias no primeiro semestre do ano seguinte. Isso resolve a questão das ausências de empregados, e eles se beneficiam com viagens econômicas. É uma ação do RH voltada ao futuro, mas que soluciona eventuais problemas no presente.
Essa é uma ferramenta de ação, além daquelas já conhecidas, envolvendo máquinas, equipamentos, entre outros. Todavia, existem também: softwares e sistemas de gestão virtuais e integrados; relacionamento estreito entre o RH e os demais líderes da empresa; e transformação do profissional de RH em um líder.
Procure estar bem informado sobre as novidades tecnológicas para a área de Recursos Humanos, desde plataformas até processos. Dessa forma, os profissionais desse setor ficam em dia e adéquam suas tarefas às necessidades da organização, com objetividade.
Aprimorar a cultura organizacional
Ao implementar uma cultura organizacional, é preciso definir os princípios e valores que orientam a empresa a seus objetivos. Sendo assim, faça uma avaliação geral para saber em que ponto o negócio está e aonde pretende chegar. Não se esqueça de levar em conta o perfil da equipe e dos sócios, combinado?
Feita essa análise, recolha as informações e documente os dados para que eles estejam acessíveis a todos. Além disso, desenvolva uma campanha de divulgação de seus princípios e da relevância destes para a equipe, com o intuito de atingir os resultados almejados.
O próximo passo é transformar esses valores em ações na rotina da empresa. Aqui entra o RH com a missão de traduzir essas metas em condutas, conforme determina a cultura organizacional. Ele também definirá ações a serem realizadas, como política de contratação, plano de carreira, capacitação, treinamento e outras.
Essa implementação depende do perfil da equipe que trabalha na organização. Portanto, os valores dos colaboradores precisam seguir o código de cultura. Com uma política de recrutamento estabelecida, há mais chances de acertar nas contratações e, consequentemente, de montar um time capacitado e engajado com os objetivos do negócio.
Por que é importante implantar o RH estratégico?
Mostramos os caminhos do RH estratégico e como implantar seu modelo com eficiência. Agora, você verá alguns dos impactos que ele causa.
Eleva a produtividade da empresa
Uma das funções estratégicas do RH vem do fato de ele se ocupar bastante de questões voltadas à liderança. Ele detecta líderes novos, focando-se no crescimento do negócio. Então, inclusive novos colaboradores são “contaminados” com atitudes positivas. A tendência é que todos colaborem com maior produtividade, em melhores ambientes.
Ajuda a atrair e manter grandes talentos
O que ocorre com muitos negócios é um rodízio acelerado e indesejado de profissionais — muitas vezes, de alguns de seus melhores colaboradores. Claro que todo o esforço para atrair talentos é necessário. Mas retê-los é igualmente essencial, de modo que eles cheguem a seus máximos potenciais.
Um ótima medida tomada pelo RH estratégico é a elaboração de um sistema beneficiário que gere e mantenha os talentos. Adotando políticas assim, as tomadas de decisão levarão em conta novos fatores, como as formas de atrair, reter e desenvolver os melhores profissionais.
O que fazer para se tornar um gestor estratégico?
Tornar-se um gestor estratégico requer o desenvolvimento de certas habilidades, para atuar na função com o conhecimento exigido pelo mercado. Veja quais são, levando em conta aspectos como implantar o RH estratégico.
Ter pensamento analítico e sintético
Independentemente do setor da economia (consumo, varejo ou indústria), o gestor precisa ser capaz de tomar atitudes diante dos mais variados cenários envolvendo os negócios. E mais: ter em mente que não há fórmula pronta para ser usada em todos os problemas.
Geralmente, as questões mais complexas são solucionadas com simplicidade. Cabe ao gestor pensar de forma crítica e concisa, destrinchando o fato para trazer à tona a causa e o efeito. Porém, em outros casos, é necessário reunir mais informações para expor a sua posição. Tudo varia de acordo com o contexto.
Em resumo, o profissional deve ser flexível para obter a melhor opção. Por exemplo: quando se analisa a causa de determinado problema, é preciso dividi-lo em partes para se chegar à solução. Mas quando se trata de transmitir informações em uma apresentação a investidores, o ideal é ser objetivo.
Adotar visões voltadas para o futuro
A visão do gestor não pode se restringir aos objetivos da empresa em curto e médio prazo. É preciso ir além: vislumbrar o futuro do negócio, dentro dos prazos possíveis de serem cumpridos, e ainda se tornar um líder em suas atitudes. Questões que citamos antes, como implantar RH estratégico, vêm ao encontro desse raciocínio.
Empresas que focaram em itens como disquetes, fitas VHS e filmes fotográficos não existem mais. O gestor deve pensar em como o negócio funcionará no futuro. O petróleo, por exemplo, é relevante como fonte de energia. Mas daqui a algumas décadas, é provável que cresça o uso de fontes renováveis menos poluentes. É essencial antecipar as tendências!
Buscar um serviço de mentoria
Como os processos e as profissões estão mudando rapidamente, não se pode ficar preso ao conhecimento que se tem hoje, pois ele será considerado ultrapassado daqui a um tempo. Dessa forma, é indicado buscar novas informações por meio de cursos e especializações constantes, a fim de estar preparado para as transformações que podem acontecer.
Caso se sinta perdido em meio a tantas novidades, procure uma mentoria para ter uma orientação adequada e acertada. Desse modo, você não gastará tempo e dinheiro à toa e obterá resultado mais rápido. Investir nesses recursos vai mantê-lo sempre atualizado no mercado.
Enfatizamos a mentoria porque ela contribuirá para o seu aprimoramento e a sua atuação, bem como ampliará o olhar sobre a entrega atual. Tudo isso alinhando práticas e programas de gestão de pessoas às características e necessidades da organização. Esse processo pode ter como foco:
- o acompanhamento da equipe de RH por um período com uma agenda de encontros;
- o desenho de um projeto específico ou programa para a empresa;
- a capacitação técnica das suas equipes;
- o compartilhamento de conteúdos e o aprimoramento de programas e práticas de gestão de pessoas;
- a implantação de indicadores para a área de gestão de pessoas;
- a otimização das atividades diárias com criação de processos estratégicos;
- a revisão de processos de trabalho da área de RH, visando alinhamento e melhores resultados.
Expandir sua bagagem de conhecimento
Quem estuda linguística, estuda os signos — não nos referimos à astrologia, mas à relação entre significante e significado. Daremos um exemplo! Ao ouvir a palavra “carro” (significante), você logo mentaliza uma representação do referido objeto (significado). O tipo de carro que cada pessoa imagina depende do conhecimento dela sobre os modelos.
Contudo, mesmo com imaginações distintas, o número de interpretações é limitado para cada ser humano, devido às normas que a sociedade estipulou — como batizar um veículo de “carro”. Sendo assim, não podemos chamar um caminhão de “carro”. Por quê?
Pelo fato de que uma pessoa que não conhece “carro” não saberá fazer a ligação da palavra com o objeto. Vamos supor que disséssemos essa palavra a um índio que vive longe do contato com a civilização. Ele não conseguiria imaginar o que seria. Você deve estar pensando: “qual é a relação disso com o assunto que estamos abordando?”.
Temos a resposta. O gestor deve estar à frente do tempo, antecipar tendências e mudanças no mercado. Precisa de insights relevantes que auxiliem o negócio. Alguém sem conhecimento aprofundado, desatualizado, não vê o futuro. O caso do carro ilustra que o gestor tem de associar ideias para ver soluções, estimular inovações e aprimorar processos.
É fundamental que ele tenha um repertório vasto de conhecimento não somente de sua área, mas também de outras, para que consiga raciocinar “fora da caixa”, como dizem. Quanto mais informações forem adquiridas, mais o cérebro terá matéria-prima para produzir ideias vantajosas para a empresa.
Delegar tarefas para se concentrar na gestão
O gestor deve se envolver mais no planejamento estratégico do que no tático e no operacional. Pense em um navio. O gestor é como um comandante, o responsável pela embarcação chegar ao destino certo. Portanto, delegue tarefas que possam ser feitas por outros colaboradores e foque mais a gestão da organização.
Como implantar um RH estratégico na sua empresa?
Fecharemos o nosso guia com mais algumas dicas sobre como implantar o RH estratégico em sua empresa. Continue a leitura para aprender!
Promova a capacitação dos seus colaboradores
Esse quesito é delicado, já que é preciso saber formar o grupo de pessoas que farão parte do modelo de RH estratégico. Assim, as tarefas ligadas ao setor serão realizadas por profissionais qualificados e que fomentam o trabalho da coletividade.
Como cada membro saberá a atividade do outro, haverá um aumento saudável de produtividade. Afinal, todos compreendem que estão realizando um trabalho em conjunto. Ou seja, são responsáveis pelo sucesso ou fracasso daquele grupo, caso não estejam comprometidos em realizar tarefas com qualidade.
Para formar essa equipe é preciso, primeiro, contratar o profissional certo para, depois, capacitá-lo para a função que exercerá. Aí que está o desafio: não somente treiná-lo, mas também promover o conhecimento para que ele cresça. Consequentemente, todos à sua volta se beneficiarão desse aprendizado.
Contando com funcionários de alto desempenho, o RH se torna mais tático para atingir metas mais tranquilamente. Mas é preciso manter a equipe sempre em desenvolvimento e motivada, para entregar resultados expressivos diariamente.
Construir esse ambiente favorável e agradável a todos não é fácil, mas é necessário viabilizar isso. Como? Por meio de projetos para formar líderes comprometidos com pessoas, que sejam sérios e motivadores, induzindo os orientados a agirem conforme os interesses da empresa.
Ele será o exemplo para os demais seguirem. Logo, o departamento precisa desse líder dentro de cada equipe, pois é com base nessa liderança que será realizado o planejamento.
Monte um planejamento estratégico
O planejamento estratégico visa criar ações alinhadas aos objetivos da empresa, propondo à gestão de pessoas o gerenciamento dos funcionários. Aqui, estão envolvidas medidas apropriadas para que os colaboradores tenham saúde e bem-estar e sintam o aumento de produtividade e qualidade na rotina de trabalho.
Nesse sentido, deve-se formular ações como campanhas de saúde, cursos de prevenção de riscos, uso de gamificação nos treinamentos e muito mais. Também realize reuniões com os gestores da empresa para discutir os planos e o desenvolvimento de ações, com o objetivo de deixar tudo alinhado com o negócio.
Isso é relevante para evitar que o RH atue diferentemente do esperado. Uma vez que é demonstrada a proposta, eliminam-se as práticas erradas e que contrariam os projetos dos gestores durante as ações.
Inclusive, o Recursos Humanos deve verificar a situação atual do negócio e do próprio setor, para dar prosseguimento aos planos de ação conforme a realidade da empresa. Após, costumam surgir novos posicionamentos: alterações políticas, novo sistema de comunicação, tendências sustentáveis, mudanças em normas, entre outros.
Essas alterações podem gerar desconforto e insegurança no colaborador. Assim, é papel do RH ajudar na adaptação ou outras situações que surgirem, como conflitos. É preciso prestar atenção a fatores internos e externos que podem influenciar a empresa. Portanto, crie ações contextualizadas e que gerem resultados satisfatórios para todos os envolvidos.
Trabalhe com indicadores de desempenho
Uma empresa produz um volume grande de informações que são relevantes para ela. Logo, deve-se mensurar os seus resultados, usando diversos tipos de métricas e indicadores-chave de desempenho. Lembrando que estes também devem ser monitorados pelos profissionais de Recursos Humanos.
Esses dados auxiliam o setor a ser mais eficiente e a ter um planejamento estratégico para tomar as decisões certas. Eles permitem avaliar assiduidade no trabalho, taxa de demissão, satisfação do colaborador, conflitos internos, eficiência operacional, entre outros números. Cada KPI tem uma finalidade e precisa se adequar ao objetivo da organização.
Analise a fundo os resultados obtidos
Fazer a gestão de uma grande instituição exige muita responsabilidade, pois é você quem desempenhará o papel de liderar as conquistas obtidas. Também terá que cuidar da governança corporativa, defender patrimônios dos acionistas, zelar pela sua imagem institucional e acompanhar análises de resultados.
Diante das incertezas do mercado, o gestor estratégico trabalhará com a análise de cenários. Assim, serão observados os pontos fortes e fracos do negócio, além das oportunidades e ameaças no segmento de atuação. Tendo essa ampla visão, o profissional se torna um gerenciador de riscos para não ser pego em nenhuma emergência.
Considere terceirizar algumas das demandas
Não tenha medo de terceirizar os serviços. Afinal, nem sempre é possível realizar tudo com a qualidade desejada dentro da companhia. E os motivos vão desde funcionários não qualificados suficientemente até o know-how da equipe.
Por consequência, a melhor saída é terceirizar e continuar com foco na gestão estratégica. Uma dica é quanto à folha de pagamento, que toma tempo. Ela pode ser feita por empresas especializadas, enquanto o RH se dedica a ações mais relevantes, como voltadas para o aumento da produtividade. É uma ideia interessante, concorda?
Escolha as ferramentas adequadas
Ao planejarmos como implantar o RH estratégico, devemos eleger as ferramentas certas. Citamos aqui algumas delas:
- métricas com mais variedade e acuidade;
- sistemas e softwares avançados;
- contínua análise de desempenhos e produtividade;
- geração de relatórios mais simplificados;
- feedbacks de cursos e técnicas de capacitação dos funcionários.
Novas ferramentas de Recursos Humanos surgem todos os dias. O setor está em constante mudança para se tornar mais eficiente e inovador, e é assim que deve ser em um mercado extremamente competitivo. Mais uma vez, notamos o quanto ele vale para todo tipo de organização.
Estimule a interação entre setores
O RH não deve agir isoladamente em relação aos outros setores das empresas, mas sim obter a máxima interatividade entre todos eles. O RH é estratégico quando trabalha lado a lado com o gerente e a equipe comercial, por exemplo. Assim, ele entende do que ambos precisam. O mesmo vale para outras gerências, como a financeira ou jurídica.
Sendo assim, pode-se afirmar que o Recursos Humanos precisa atuar fazendo um tipo de mediação entre todos os setores. Essa atuação deve favorecer considerações sobre as capacidades humanas da empresa!
Mantenha o foco para você e sua equipe
Seu objetivo e seu foco devem ser mantidos e fazerem sentido para cada profissional da empresa. Fica difícil implantar o RH estratégico se todos não os entenderem facilmente e não focarem as metas gerais da companhia. Lembre-se: comunique essas metas com clareza, para garantir a compreensão e o engajamento de todo mundo.
O crescimento e a produtividade dependem fortemente do pessoal comprometido e competente. Porém, também é crucial haver conexões firmes entre as metas da empresa e cada profissional. Eis um dos produtos finais da atuação do RH estratégico junto aos objetivos gerais da empresa.
Utilize a tecnologia de modo mais eficiente
Como dissemos, a tecnologia é imprescindível nesse processo todo. E existem outras formas de utilizá-la em um RH mais estratégico. Um bom exemplo são as redes sociais. Usadas massivamente pelos brasileiros, elas figuram entre as principais ferramentas para selecionar profissionais. Não só a marca deve estar presente ali, como também o RH!
Vale frisar os softwares para gestão de Recursos Humanos, que ajudam na automação de processos e nas tomadas de decisões. Existem aqueles que solucionam questões específicas e outros com funções mais abrangentes. Use-os para reduzir o tempo das admissões ou demissões, tornar processos mais seguros e muitas outras funcionalidades.
Esperamos que você tenha entendido o que é RH estratégico e como implantar o modelo. Vale a pena investir nele porque, no século passado, o valor de uma empresa era estipulado pelo seu patrimônio — escritórios, máquinas, imóveis, entre outros. No século 21, seu maior valor está na capacidade de inovação que vem de seus colaboradores.
O RH estratégico deve ter a competência de gerir pessoas e se responsabilizar pela integração entre equipe e organização. Para isso, deve haver planejamento, visando os objetivos de todos os envolvidos. Assim, os colaboradores serão seus maiores ativos, ou seja, o verdadeiro centro das atividades.
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