Como reter os melhores talentos da empresa?
- Posted by admin
- On 28 de junho de 2018
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Porque os melhores talentos de uma empresa acabam indo embora, e os medianos permanecem? Muito provavelmente isso acontece porque falta uma estratégia clara de gestão de talentos, ou seja, a empresa não está agindo para reter e desenvolver os seus melhores profissionais.
Gestão de talentos é uma estratégia de negócios para contratar, gerenciar, desenvolver e reter os melhores talentos da equipe. O objetivo é assegurar os melhores profissionais um ambiente de desenvolvimento profissional que seja reconhecido como relevante por eles e seus pares que estão no mercado de trabalho.
Metodologias ágeis na gestão de talentos
Claro que, em um ambiente de incerteza e transformação acelerada como o nosso, a gestão de talentos não é um processo tão simples. Por isso, assim como no planejamento e gestão de projetos, a incorporação de modelos de gestão ágeis, com indicadores em tempo real e revisão constante das práticas, torna-se urgente
A Harvard Business Review publicou este ano um conjunto de três artigos intitulado “As Novas Regras da Gestão de Talentos”. Eles apontam a incorporação das metodologias ágeis como a principal tendência para transformação da gestão de talentos. Em Recursos Humanos, isso se materializa em práticas específicas:
- A adoção de um processo de feedback contínuo ao invés dos ciclos anuais ou semestrais
- Desenvolvimento dos gestores em competências de “coaching” para suas equipes
- Foco da gestão de pessoas nos times, ao invés dos indivíduos, explorando suas complementariedades e dando às equipes mais autonomia de decisão
- Readequação das remunerações variáveis para valorizar a colaboração entre os profissionais e as equipes
- Uso de dados e inteligência artificial para gerar insights e melhorias
Em entrevista, a diretora de Recursos Humanos da IBM Diane Gherson afirma que incorporou à gestão de pessoas conceitos de “experiência de usuário”, que são normalmente usados para melhorar a usabilidade dos aplicativos. No caso, foi estabelecido um processo de avaliação constante do feedback dos profissionais para melhorar a experiência do local de trabalho.
Isto levou a mudanças no processo de imersão dos novos colaboradores, incorporação de conteúdos de TED Talks na trilha de desenvolvimento de pessoas e criação de modelos de treinamento mobile. O supercomputador de inteligência artificial Wartson, da própria IBM, foi exaustivamente utilizado para gerar os insights.
Como começar
O primeiro passo para desenvolver uma estratégia eficiente de gestão de talentos é identificar quais são as competências da equipe e as necessidades da organização. Para isso, é importante olhar o que é melhor para a performance do time como um todo. A partir deste mapeamento é possível estabelecer metas de desenvolvimento pessoal, olhando cada colaborador individualmente e sua colaboração para a performance do time.
A vantagem de uma estratégia de gestão de talentos é focar as ações no desenvolvimento das competências necessárias para a realização da visão da empresa. Com isso, foca-se o investimento de tempo e recursos, potencializando o resultado e o impacto na performance. É importante também avaliar o impacto de cada ação de desenvolvimento individualmente, desde a adesão dos colaboradores até a aplicação prática dos resultados.
Em um processo de feedback contínuo, é possível medir e avaliar o impacto das ações e das práticas em tempo real. Com isto, a organização pode fazer ajustes e adequações muito rapidamente, melhorando a experiência do colaborador no ambiente de trabalho e, consequentemente, o seu clima interno.
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