
Modelos de gestão de pessoas: quais são e como escolher o ideal?
- Posted by admin
- On 9 de julho de 2020
- 0
Conhecer os principais modelos de gestão de pessoas é importante para que a empresa saiba como gerenciar seus colaboradores de forma efetiva. Considerando que os diferentes estilos de abordagem contribuem para ganhos específicos em determinadas áreas, é interessante adotar aquele que traz mais vantagens para a organização.
Quando a gestão de pessoas é estruturada e definida de maneira correta, ela influencia diretamente os resultados que as equipes entregam. Além disso, ajuda a melhorar a retenção de talentos, uma das chaves para o sucesso do negócio.
Na sequência, vamos apresentar os principais modelos de gestão de pessoas e explicar como cada um funciona. Confira!
Democrática
A gestão democrática ouve, valoriza e respeita a opinião de cada colaborador. É um modelo de trabalho mais colaborativo, que depende do empenho coletivo para oferecer um bom retorno. Embora torne a tomada de decisão um pouco mais lenta, proporciona grandes benefícios ao negócio, uma vez que todos se sentem parte importante no processo.
Inspiradora
Essa gestão tem por característica exigir dedicação do líder em adotar bons hábitos dentro da empresa. Ele cuida não somente da execução das tarefas e da conquista de resultados, mas também do comportamento e de questões éticas.
Ao colocar em prática esse comportamento, a pessoa no cargo de liderança deixa um legado. Dessa maneira, os colaboradores enxergam nele um modelo para imitar e usar como referência em suas atitudes e atividades.
Autocrática
Esse modelo é centrado no comando de uma única pessoa, geralmente o dono ou o diretor executivo da organização, que centraliza todas as decisões. Sendo assim, os gestores e líderes têm pouca autoridade e dependem de ordens superiores para liderarem suas equipes.
O excesso de autocracia costuma engessar o trabalho e limitar os resultados. Alguns dos problemas que ele causa são o aumento na taxa de turnover e um clima organizacional negativo.
Com foco em resultados
Nessa gestão, como o nome indica, os resultados são mais importantes do que o caminho trilhado pelos profissionais. Ela tende a fortalecer o trabalho em equipe, por pensar em como aumentar a produtividade coletiva e individual.
Para que o processo funcione, é necessário acompanhar a trajetória dos profissionais e entregar o feedback no fim de cada projeto. Assim, eles terão uma visão mais clara sobre o desempenho e sobre os aspectos que precisam ser aperfeiçoados.
Por competências
O foco desse modelo são o desenvolvimento, a avaliação e a certificação de competências para aumentar a produtividade e a competitividade da organização. Um dos ganhos é a possibilidade de desenvolver a autonomia dos colaboradores para que tenham uma participação ativa e responsável.
Com isso, é possível identificar as melhores oportunidades de desenvolvimento de competências individuais e coletivas e investir nessa estratégia, garantindo a retenção de talentos e o crescimento da empresa.
Esses são apenas alguns modelos de gestão de pessoas. Definir o ideal para o negócio é fundamental para conseguir explorar o potencial da equipe e conquistar melhores resultados. Nesse momento, vale a pena contar com uma consultoria de RH para entender as necessidades e escolher de acordo com as peculiaridades da sua empresa.
Achou o conteúdo relevante? Então, assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog na sua caixa de entrada!
0 comments on Modelos de gestão de pessoas: quais são e como escolher o ideal?